Calígula (RS)
- Bebê Baumgarten
- 4 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Calígula (RS) De 04 a 21 de outubro, de quinta a sábado, às 20h e domingos às 19h Teatro de Arena - Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro (Escadaria do Viaduto da Borges)

Calígula, segundo espetáculo do projeto Bobo + Calígula, da Vai!ciadeteatro, tem como base inspiradora os textos da peça homônima escrita por Albert Camus, em 1944: a investigação cênica em torno das estruturas de poder que regem a sociedade ocidental desde o império romano é o centro da trama. Aqui, a vai!ciadeteatro propõe uma polifonia sobre o desejo e a possibilidade de liberdade existencial em face dos constrangimentos que a vida civilizada nos impõe.
Em Calígula, o público é convidado a participar de um diálogo cujos protagonistas são o Calígula histórico, imperador tirano, e seu homônimo, homem comum contemporâneo, personificado, não por acaso, por uma mulher. Atual e político, com dramaturgia de Maria Luiza Sá e Madureira e direção de João Pedro Madureira, Calígula traz de volta à cena porto-alegrense a renomada atriz Sofia Salvatori, longe dos palcos da capital desde 2012, quando atuou em Estremeço, da cia Stravaganza.
O inferno são os outros? Como a subjetividade afeta a vida em sociedade? Como a cultura molda nosso desejo? O que podemos descobrir sobre a realidade social a partir de um estudo do poder e seu funcionamento nas relações da vida pública e da vida privada? Onde nasce a ordem que nos oprime? Em que momento perdemos o direito de espernear e passamos a desejar a contenção de nossa selvageria? O que é a civilização? Afinal, os outros podem ser o nosso maior paraíso? Esses e outros questionamentos permeiam o processo de criação desse novo projeto do grupo, que entra com toda a potência em 2018.
Além dos dez anos do grupo, o espetáculo comemora os 50 anos do O Teatro de Arena, espaço de resistência política por excelência em Porto Alegre, foi o primeiro a abrigar uma criação da vai!ciadeteatro, em 2009, com a temporada do espetáculo “Agora eu era”. A vai!ciadeteatro nasceu no Teatro de Arena e voltar a ele reafirma uma ideia e um modo de fazer teatro.Este projeto tem o financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Pró-cultura RS/ Lei 13.490/10
Ficha técnica Dramaturgia: Maria Luiza Madureira/ Direção: João Pedro Madureira / Atuação: Sofia Salvatori/Direção de movimento: Rita Spier / Direção de arte: Antonio Rabadan / Iluminação: João Fraga /Programação visual: Dídi Jucá / Fotos de divulgação: Amanda Gatti e Pedro Mendes / Audiovisual: Estúdio X/ Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten / Mídias sociais: Taidje Gut / Coordenação de projeto: Cristiane Cubas e João Pedro Madureira / Direção de produção e produção executiva: Amanda Gatti e Cristiane Cubas / Apoio de gestão: Cristiane Cubas /Realização: vai!ciadeteatro / Parceria institucional: Cabaré do Verbo / Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Entrada franca - entrega de 90 senhas no local 1h antes da sessão Duração: 40min / Classificação: 18 anos
(Foto: Amanda Gatti)




Comentários