top of page

Príncipes e princesas, sapos e lagartos (RS)

dia 1° de setembro, 16h Sala da Música do Multipalco - Praça Marechal Deodoro, s/n

(Foto: Vilmar Carvalho)

Neste espetáculo, os contos de fadas ganham uma modernidade através de múltiplas e engraçadas histórias que revelam princesas espertas, princesas tagarelas, bruxas disfarçadas de babá, magos, príncipes transformados em sapos, princesas aprisionadas em torres, um dragão que não passa de lagarto, outro príncipe com 300 namoradas e os dois primeiros beijos de todos os tempos. Algumas histórias são curtas, outras curtíssimas (os retratos), e acontecem num pedaço do mundo que era dividido em pedacinhos, os Reinos, no tempo da Guerra dos Mil e Um Anos.

A montagem faz parte da Mostra Stravaganza, comemorativa aos 30 anos da Companhia que acontecerá no Theatro São Pedro, inlcuindo três espetáculos de seu repertório. A Cia. Stravaganza, criada em junho de 1988 por Adriane Motttola, Luiz Henrique Palese e Kacá Corrêa (ambos já falecidos), chega aos 30 anos em plena atividade. Além de criar e produzir 28 espetáculos e inúmeros projetos, conquistar sua sede própria e abrir o espaço do Estúdio Stravaganza para grupos teatrais em residência artística, se firma como um coletivo afinado com as teatralidades contemporâneas. Marcada pela investigação da linguagem da máscara teatral e dos diversos estilos de jogo, como a Commedia Dell’arte, o clown e o melodrama, a companhia centra seu processo criativo sobre o ator-criador, o performer que busca recriar a tradição fundindo-a com propostas contemporâneas de atuação. Desde 2006, tem trazido à cena textos de dramaturgos contemporâneos reconhecidos pela renovação da linguagem teatral, como o chileno Ramón Griffero (“Teus Desejos em Fragmentos” - 2006) e o francês Jöel Pommerat (“Estremeço” - 2012). Outra vertente da cena da Stravaganza investe na dramaturgia própria como possibilidade na busca de caminhos originais para a linguagem teatral, como “Pequenas Violências Silenciosas e Cotidianas” (2013), que traz o texto vencedor do Prêmio de Dramaturgia Ivo Bender 2011 à cena. Escrito e dirigido por Fernando Kike Barbosa, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo no 21º Porto Alegre em Cena.

“Príncipes e princesas, sapos e lagartos” recebeu os Troféus Tibicuera 2013 de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz (Fernanda Petit) e Melhor Espetáculo Júri Popular (Troféu RBS).

Ficha técnica: Elenco: Duda Cardoso, Fernanda Petit e Áquila Mattos/ Trilha Sonora: Ricardo Severo / Cenografia: Adriane Mottola, Duda Cardoso/ Figurino: Duda Cardoso e Fernanda Petit/ Iluminação e operação de luz : Ricardo Vivian/ Programação visual: Rodrigo Mello/ Produção: Adriane Mottola e Duda Cardoso.

Ingressos: R$ 40,00 - com meia-entrada para idosos e para classe artística e para associados da AATSP – ingressos limitados, para estudantes, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência – 40% da lotação

Classificação: livre / Duração: 60min

(Foto: Vilmar Carvalho)

TAG
Nenhum tag.
bottom of page