top of page

Ainda que seja noite (RS)

23 e 24 de agosto, 20h Teatro Renascença - Av. Erico Verissimo, 307

(Foto: Cris Lima)

Dias 23 e 24 de agosto acontece a estreia de Ainda que seja noite, espetáculo de dança que tem como ponto de partida o universo poético do cantaor flamenco Enrique Morente (1942-2010), um dos grandes renovadores dessa arte. Morente trouxe para suas criações referências pouco usuais no flamenco de sua época como a poesia de Miguel Hernández, San Juan de La Cruz e Leonard Cohen, além de fusões musicais com o rock e a música oriental.Para a pesquisa desse espetáculo, o Grupo mergulhou na poética do artista nascido em Granada, Espanha, inspirando-se na sua liberdade criativa para alargar os limites do flamenco e da dança. A morte, a guerra, a política e a espiritualidade são algumas das temáticas que foram exploradas por Morente e, nesta obra, atualizadas e transpostas para a realidade das intérpretes.

A temporada marca os 25 anos de carreira da coreógrafa e bailarina Silvia Canarim, nome de referência na pesquisa do flamenco no Brasil, principalmente em sua vertente contemporânea. Além de Silvia, compõem o elenco Iandra Cattani, Michelle Richter e Paula Finn, bailarinas que atuam na área de dança flamenca e contemporânea.A direção cênica é assinada pela atriz Carla Cassapo, que estreia nesta função após experiências como preparadora de elenco no cinema e longa trajetória como integrante do Falos & Stercus, grupo teatral cujo hibridismo das linguagens cênicas é característica marcante do trabalho.

O Grupo Flamenco Silvia Canarim surge em 1999 e realizou diversos espetáculos, entre eles Flamenco de Hoy y de Ayer (1999 e 2000), Mosaico - As Múltiplas Faces do Flamenco (2002), Flamenco Fusión (2003), A Casa (2007), Solos y bien acompañaos (2008) e Como montar um Baile (2012), Usina Tablao (2016). Com A Casa, realizado no Centro Cultural IAB, obteve oito indicações e recebeu quatro Prêmios Açorianos (entre eles, Melhor Espetáculo de Dança e Melhor Trilha Sonora de Felipe Azevedo). Em 2016, recebeu o prêmio Destaque em Flamenco pelo espetáculo Usina Tablao no Prêmio Açorianos.

Ficha técnica: Grupo Flamenco Silvia Canarim/ Concepção e Direção Coreográfica: Silvia Canarim / Direção cênica: Carla Cassapo / Interpretes criadoras: Iandra Cattani, Michelle Richter, Paula Finn e Silvia Canarim / Trilha sonora: Marcelo Fornazier / Participação de Giovani Capeletti / Iluminação: Fabrício Simões / Figurino: Ana Medeiros (criação) e Naray Shaeffer (execução) / Sonorização: Driko Oliveira / Produção: Paula Finn / Arte gráfica: Michelle Richter / Preparação vocal: Bruno Cardoso e Rosane Mosman / Apoios: TVE e FM Cultura, Loja Sirius, Flamenco por Aí, Centro Espanhol, Loop Reclame.

Ingressos: 40,00 inteira e 20,00 meia entrada Venda antecipada na Loja Sirius - Rua da República, 304 ou online pelo site: https://www.sympla.com.br/ainda-que-seja-noite__332103

(Foto: Cris Lima)

TAG
Nenhum tag.
bottom of page