ÓIDIPOUS, FILHO DE LAIOS (RJ- POA)
- Bebê Baumgarten
- 1 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
04 de agosto, 20h Centro Histórico Cultural Santa Casa - Av. Independência 75

O psicanalista carioca Antonio Quinet, após uma pesquisa de dois anos, finalizou uma nova adaptação, ou melhor, uma transcrição, (c.f Haroldo de Campos) de Édipo Rei com interpolações instruído pela psicanálise e pela filosofia. Com esta adaptação, Quinet propõe a reconsideração da dimensão trágica da vida com seus paradoxos, as alegrias e tristezas, a contradição entre a determinação inconsciente (e histórica) e as escolhas do sujeito, o conflito entre os interesses do sujeito e os da coletividade e os avatares do sexo do leito á cova. Nessa apresentação de leitura dramatizada-espetáculo, Antônio Quinet narra a história que é interpretada por atores que utilizam máscaras africana e indígenas do Xingu. Este é um evento preparatório para a XXI Jornada Científica do CEPdePA e XIII Feira do livro psicanalítico – Édipo e suas versões.
Considerada a obra mais importante da dramaturgia universa, escrita há mais de 2500 anos encenada até hoje em todos os países, não perde a atualidade, pois revela os elementos que determinam o caráter humano: o amor, o ódio, o desejo de saber, a culpa e a punição. “Édipo Rei”, a tragédia que deu origem ao “complexo”do mesmo nome descrito por Freud, conta a história da busca empreendida pelo Rei Édipo em desvendar sua origem. Ao se tornar rei de Tebas após decifrar o enigma da Esfinge, ele deve descobrir quem assassinou Laios, o rei que ele sucedeu. Em um enredo que combina suspense e mistério, Édipo se depara com surpreendentes revelações.
Antonio Quinet é Psicanalista (Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano) e Doutor em filosofia (Université Paris VIII – orientação de Alain Badiou).Tradutor de Lacan no Brasil e professor do mestrado e Doutorado em psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA) onde desenvolve a pesquisa Teatro e Psicanálise. Dramaturgo e diretor da Cia.Inconsciente em Cena e autor de 8 livros de psicanálise e 6 peças de teatro. Escreveu e dirigiu as peças “X, Y e S– o teatro íntimo de Strimberg”, “Artorquato ” e“Óidipous, filho de Laios ”. Encenou em Roma, “O sintoma – variações freudianas 1”, em Paris “La Leçon de Charcot – théatre hystérique ” e em Londres, Buenos Aires, Melbourne, Medellín e Nova York, além de várias cidades no Brasil, “Hilda & Freud – collected words ”, que escreveu, dirigiu e atuou.
Ficha técnica: Direção e dramaturgia: Antonio Quinet (adaptado da obra Édipo Rei, de Sófocles) / Elenco: Patsy Cecato, Fabrízio Gorziza e Gisela Sparremberger / Participação especial: Júlio Conte / Produção executiva, assessoria de imprensa e mídias sociais: Gustavo Saul / Realização: Complexo Criativo Cômica Cultural, Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e Cia Inconsciente em Cena
Ingressos: 80 reais com meia-entrada para estudantes, classe artística, idosos, professores, portadores de deficiência com acompanhantes e alunos da Comica Cultural No local a bilheteria abre 1h antes da apresentação.
Pontos de venda antecipada: Centro de estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (Tobias da Silva 287 – Moinhos de Vento) Online no site www.souparceiro.com ; Pelo site, a inteira é 70 reais + taxa de conveniência
Classificação: 14 anos / Duração: 60 minutos
Comments