Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Carlos Urbim (RS)
De 02 a 24 de junho, 11h
Café Fon Fon - Espaço Foron Fon Fon - Rua Vieira de Castro, 22, Bairro Farroupilha
Porto Alegre acaba de ganhar um novo espaço dedicado às crianças, o Foron Fon Fon Espaço Lúdico. Fica nos altos do Café Fon Fon, em frente ao Parque da Redenção. O espetáculo A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Carlos Urbim inaugura o local, marcando a homenagem aos 70 anos de nascimento do autor (Santana do Livramento, 4 de fevereiro de 1948 – Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2015), e integrando as comemorações dos seis anos do Café Fon Fon. Com horário diferenciado para o teatro, o Foron Fon Fon apresentará espetáculos aos sábados e domingos, sempre às 11h. O espaço oferece 40 lugares: 25 para crianças e 15 para adultos.
Ambientado num universo lúdico, o espetáculo estimula a leitura e a preservação dos livros, de forma alegre e divertida.Com cenário assinado por Nelsinho de Magalhães e Nelson Rosa, design gráfico de Luiz Carlos Fetter, a peça tem trilha sonora de música incidental, criada especialmente por Eduardo Prates e iluminação de Prego Produções. O painel do cenário é formado por imagens, que acompanham o desenvolvimento do roteiro e significam as ações da personagem Traça Biblió.
Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió vai contando a sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.
Indicada para crianças até os 10 anos, segundo a pedagoga Eliane Alberche, assessora pedagógica da peça, nessa relação de prazer com o livro, a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.“Os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que continuamos fazendo, repintando. Traduzem o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, disse Carlos Urbim.
Este espetáculo inaugurou o Teatro Carlos Urbim da Feira do Livro de Porto Alegre, em homenagem à memória do escritor, no dia 30 de outubro de 2015. Contabiliza 163 apresentações para 19.500 espectadores e foi apresentado em escolas da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre e do Interior do RS, tendo também integrado programações como a Semana da Criançada no Instituto Ling, Semana de Cultura da Santa Casa de Porto Alegre, e de feiras de livros da Capital e de cidades do Interior do RS, entre elas: São Leopoldo, Ivoti, Dois irmãos, Viamão, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal e Tramandaí. Além das apresentações em ONGs e projetos Sociais como o Centro de Formação Teresa Verzeri (Navegantes) e AMUE – Associação de Mulheres Unidas do Morro da Polícia, Porto Alegre, marcou comemorações como o 68º. aniversário da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório.
Classificação: livre / Duração: 50 min
(Foto: Cláudio Etges)