top of page

Circo Para Clarice (RS)

14 de dezembro, 21h Teatro Bruno Kiefer - Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736

(Foto: Maurício Capellari)

Circo para Clarice é uma peça teatral em homenagem a escritora Clarice Lispector na passagem dos 40 anos de sua morte. O espetáculo é uma livre adaptação de um dos títulos mais traduzidos de Clarice Lispector, “A hora da estrela”, que também completa 40 anos do lançamento (outubro de 1977), mas traz referências também a algumas de suas crônicas, contos e trechos das cartas que Clarice escreveu ao longo da vida para familiares.

O espetáculo se passa dentro de um tipo de circo, quase melancólico, onde a história da nordestina Macabéa acontece. Outros personagens do livro aparecem também na história: Olímpico, Glória, Cartomante, entre outros. Macabéa virou além de datilógrafa, um tipo de ‘’faxineira’’ das jaulas dos animais. Peréa, seu chefe, é o apresentador do circo e um grande mágico. Olímpico, é músico do circo. Glória, amiga de Macabéa, é a trapezista. A Cartomante virou Tânia (Uma das irmãs de Clarice). O escritor fictício chamado Rodrigo S.M, narrador do livro ‘’A hora da estrela’’ é o palhaço Tristura. O palhaço Tagarela é o locutor da ‘’Rádio Relógio’’. Também participam deste universo: Ana, a equilibrista, Elisa a bailarina, Raimundo, assistente de Peréa e palhaço.

Quando Macabéa chega para trabalhar e morar no circo, estranhos acontecimentos emocionais passam a interferir na vida das personagens, que começam a ter um tipo de epifania. Para essas 'sensações e aparições' a pesquisa se deu na leitura de diversas crônicas e contos de Clarice. A peça, adaptada e dirigida por Bob Bahlis, também se debruçou sobre o filme 'A hora da estrela', de Suzana Amaral, que serviu de inspiração para a peça.

Precisa-se ter fôlego e coragem para entrar no universo da autora, afirma Bahlis. Clarice toca na ferida mais profundas. Tudo tem um aspecto assustador, como o amor, a esperança, até a inocência de uma criança pode ser terrível e destruidora. Ficha técnica: Adaptação e direção: Bob Bahlis / Elenco: Regina Contino , Paula Martini , Bruno Palharini, Marcus Vinicius Schil, Fernando Hammel , Nina Ferraz, Luca Gross , José Fernandes, Amanda Brum e Karina Porto.

Ingressos: R$ 20,00

Duração: 60min/ Classificação: livre

(Foto: Maurício Capellari)

TAG
Nenhum tag.
bottom of page