top of page

Crionças - Cultura de Paz (RS)

20 de outubro - Ilha da Pintada / Escola Maria José Mabilde (apresentação para os alunos)

21h de outubro, 11h – Porto Alegre / Parque da Redenção

22 de outubro, 16h – Alvorada / Praça Leonel Brizola

29 de outubro, 16h – Capão da Canoa / Largo do Baronda

(Foto: Ricardo Almeida)

O projeto “Crionças – Cultura de Paz” dialoga com a contemporaneidade, fortalecendo os direitos humanos e a consolidação da cidadania. Financiado pelo FAC (Fundo de apoio à cultura), realizará apresentações, oficinas e exposições artísticas e vivências em cinco cidades consideradas com altos índices de violência juvenil e vulnerabilidade social em nosso estado, segundo o ‘mapa da violência’, de Julio Jacob Waiselfisz: Alvorada, Capão da Canoa, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Viamão. Além disso, serão contempladas outras localidades de população em situação de completa exclusão social, entre eles quilombolas, povos indígenas e ribeirinhos: Areal da Baronesa (Porto Alegre), Aldeia Tekoá Jatai Ty (Reserva do Cantagalo) e Ilha da Pintada. Famílias que não são apenas expulsas da sua terra e do rio, e sim, muitas vezes alijadas de suas vidas e sua cultura, terão acesso ao espetáculo, sempre com entrada gratuita. A exposição fotográfica será montada duas horas antes do espetáculo e estará disponível para o público, bem como a oficina, que acontecerá na sequência, ainda antes das apresentações.

Crionças é um espetáculo de teatro lúdico-musical que trata com humor e poesia de temas pertinentes a todas as idades: a amizade, o respeito pelas diferenças, os medos e a incessante busca pela felicidade. A obra é inspirada em poemas de autores de grande mérito cultural como Sérgio Napp, Mário Quintana e Paulo Leminski. A trupe de viajantes roda o universo em sua Nau convidando os espectadores a construírem juntos os alicerces de um novo mundo. Tais alicerces podem ser construídos através da cultura ser a marca da sensibilidade na formação de cidadãos. Além da literatura, temáticas fundamentais nos dias de hoje são abordadas de maneira encantadora, como a justiça consensual, reparadora e o bullying.

A montagem de rua estreou em janeiro de 2015 e já passou por sete estados do Brasil durante a turnê independente “Crionças Pé na Estrada”, que se iniciou no Rio Grande do Sul e foi até a Bahia. Neste projeto, realizou apresentações em cidades interioranas de pequena população, além da unidade do SESC Santos, em São Paulo. Nos meses de junho e julho de 2015, realizou a temporada “Para Fundar um Novo Mundo - Em uma Praça Perto de Você”, atuando em sete praças e parques de Porto Alegre e Guaíba. Simultaneamente lançou a exposição fotográfica “Crionças Pé na Estrada 2015”, na Galeria Mascate, contando um pouco das aventuras da turnê pelo Brasil por meio dos registros fotográficos e ilustrações dos artistas Martino Piccinini e Marina de Moraes. Para coroar o ano, foi contemplado com o prêmio Tibicuera de Teatro para Crianças 2015 na categoria “Melhor Figurino” e recebeu ainda a indicação por “Melhor Trilha Sonora”. Em 2016, realizou apresentações pelo interior do Rio Grande do Sul e participou do 8° Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. Em 2017, foi selecionado para o Festival Arte no Parque e foi contemplado com o prêmio FAC de Teatro, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Ficha técnica:

Direção e texto: Diego Machado / Elenco: Diego Machado, Tomás Piccinini, Tiago Rigo e Vinícius Silva / Orientação cênica: Cláudia Sachs /Figurino: Alexandre Magalhães e Silva / Artes gráficas: Marina de Moraes/ Produção: Mosaico Cultural e Pasuki /Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação

Entrada franca

Classificação : Livre / duração: 60min

(Foto: Ricardo Almeida)

TAG
Nenhum tag.
bottom of page