AOS SÃOS (RS)
5 a 22 de outubro, de quinta a domingo, 20h Sala Álvaro Moreyra – Erico Verissimo, 307
Falar dos esquecidos, dos marginalizados, dos jogados fora. Este foi o principal impulso para a criação do espetáculo “Aos Sãos”, que volta à cartaz no mês de outubro. A peça, que recebeu prêmio Revelação 2016 nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção para Thais Andrade, agora estreia no circuito profissional de teatro. “Aos Sãos” conta a história de cinco pacientes psiquiátricos internados no Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais, o maior sanatório do Brasil, retratando a realidade das milhares de pessoas internadas no lugar pelas mais diversas causas, a maioria sem nunca ter tido um diagnóstico de doença mental. Através das micro relações estabelecidas entre as personagens, o espetáculo chama a atenção para as condições desumanas que os pacientes eram submetidos: a desnutrição, o frio, os tratamentos de eletrochoques, as doenças e a venda de cadáveres para diversas universidades públicas do país.
A diretora Thais Andrade afirma que “Aos Sãos” é uma forma de não esquecer essas pessoas e lembrar de uma parte da história do Brasil que, inclusive, corre o risco de voltar a ser realidade. “Temos lido diversas notícias que falam que o modelo psiquiátrico manicomial está voltando a ser discutido pelo Ministério da Saúde. O coordenador de Saúde Mental do governo Temer defendeu esse modelo, o que é um retrocesso sem tamanho, além de uma perversidade com a vida humana”, defende Thais.Para trazer o assunto à pauta, serão organizadas rodas de conversa após as sessões de sábado com profissionais da área da saúde. A ideia é, além de falar sobre o espetáculo, debater sobre o modelo de saúde mental vigente no país. Ficha técnica Direção: Thais Andrade/Atuação: Bruna Casali, Juliana Wolkmer, Luiz Manoel Oliveira Alves, Rafael Bricoli e Raíza Auler Rolim/Dramaturgia: Bruna Casali, Juliana Wolkmer, Luiz Manoel Oliveira Alves, Rafael Bricoli e Raíza Auler Rolim, Thais Andrade/Trilha sonora: Maithan Timm Knabach/Iluminação: Thais Andrade/Figurinos: Sandra Amorim
Ingressos Quanto: R$ 30 / com meia-entrada para estudantes, idosos, classe artística e municipários Ingressos antecipados: Loja Sirius (Rua da República, 304)
Duração: 50 minutos
(Foto: Luis Paulot)