top of page

Dança moderna de Martha Graham: encontro do passado com o cotidiano atual em porto alegre (RS)

  • Bebê
  • 9 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Dias 12, 13, 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, 15h30

Memorial do Rio Grande do Sul - Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre

(Foto: Cláudio Etges)

A apresentação traz a performance de Marilice Bastos, além do lançamento do videodança À Dor Naciones, finalizado com um bate-papo. O evento busca preservar a história da dança moderna de Graham em Porto Alegre, sugerindo a possibilidade de encontro com a contemporaneidade e a transdisciplinaridade das artes, através do relato dessa experiência. O número de dança expõe a técnica através de um diálogo com o corpo contemporâneo. E a apresentação do videodança contextualiza essa prática na dança contemporânea. O público pode participar de uma conversa com Marilice Bastos, inspirada em seu artigo Impressões da Dança de Martha Graham em Porto Alegre – Um relato de experiência, do livro Olhares da dança em Porto Alegre (2016).

A dança moderna de Martha Graham é quase extinta no Brasil e foi criada pela bailarina e coreógrafa americana no início do século XX. Desde o início de sua pequena companhia, em 1926, fundou uma escola que ficou conhecida no mundo todo - Martha Graham and Dance Group - até sua grande companhia The Martha GrahamDance, atuante nos dias de hoje. Graham coreografou mais 200 danças, muitas consideradas obras primas, mas obteve reconhecimento por descobrir um novo caminho para os movimentos, se não belos, significantes em suas descobertas e inovações, que elevaram o discurso da dança, ampliando significativamente essa linguagem.

Marilice Bastos é bailarina, coreógrafa e professora em Porto Alegre. Atualmente dirige o Espaço Cultural DCDA, fundado em 2012, onde também ministra aulas. Tem formação eclética, com vivências em artes marciais, yoga, balé clássico e dança flamenca. Atua como bailarina contemporânea e utiliza como elemento base para suas criações os princípios da dança moderna de Martha Graham, técnica que aprendeu com Nair Moura, aluna de Cecy Frank - pioneira no ensino da técnica em Porto Alegre.

Ficha técnica do Videodança: Direção e roteiro: Marilice Bastos/Criação musical do videodança: Paulo Dionísio, Gustavo Herscovitz, Cristhyan C. Munoz, Gutcha Ramil Magalhães, Andressa Ferreira Guga Munhóz/ Edição: Marilice Bastos/ Imagens: Marilice Bastos, Tina Bastos e Lucia Vanesa Vasquez/ Coadjuvantes: Aline Schindlre e Tina Bastos/ Produção: DCDA

Ficha técnica da performance:

Bailarina e coreógrafa: Marilice Bastos/ Direção coreográfica e ensaios: Victória Milanez

Entrada Franca

(Foto: Cláudio Etges)

Commenti


TAG
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon

Contato/

Anúncios

+55 51 30284201

sitecenicas@gmail.com

rua coronel neves 25

porto alegre / rs / brasil

cep 90870280

Cadastre-se em nossa news

e não perca as novidades!

Redes sociais

© 2017

bottom of page