Bukowski: histórias da vida subterrânea (RS)
04 a 13 de agosto, de sexta a domingo às 20h
Teatro de Arena - Borges de Medeiros, 835
O espetáculo permeia a vida de Charles Bukowski, que revela - por meio de sua literatura autobiográfica - os trânsitos pelo caminho que se estendem da superfície ao subterrâneo psíquico, tanto do indivíduo quanto de sua relação em meio coletivo. Suas problemáticas, seus questionamentos, suas reflexões sobre a sociedade representada aqui como um agente que estabelece os conceitos que definem estratos e intelectos. O próprio tempo, o ato de pensar e viver sobre o tempo nos é apresentado em suas obras.
O Depósito de Teatro, em Bukowski: histórias da vida subterrânea, tece essas relações com uma narrativa que transita do satírico ao irônico. Traz no drama uma proximidade não só com a literatura, mas também transita pelas artes plásticas com projeções de algumas das pinturas do escritor e se utiliza da música contemporânea como forma de construir a textura de uma paisagem intimista proposta pelas ações e relações nos universos urbanos. Expõe na figura do escritor um drama que nos revela a face carregada de sua história.
A partir de uma detalhada e minuciosa pesquisa, tanto nos contos e poesias, quanto na biografia, foi recriada uma visão do universo bukowskiano através de cenas construídas de forma fragmentada e não linear, enfatizando fatos importantes na vida do escritor, revelando de forma teatral aspectos presentes no seu cotidiano, como seus 14 anos de trabalho ininterrupto nos correios de Los Angeles, sua relação com sua primeira mulher, sua infância e relação com seus pais, leituras que realizava em universidades e sua relação com as mulheres. Além disso, mostra-se no palco várias facetas do autor, revelando Bukowski a partir da revisitação aos seus poemas que tratam de temas existenciais do ser humano.
Ficha técnica:
Depósito de Teatro / Direção: Roberto Salerno de Oliveira/ Assistência de direção: Isandria Fermiano/ Dramaturgia: Modesto Fortuna/ Elenco: Roberto Oliveira, Elisa Heidrich, Pitti Sgarbi, Cris Eifler, Lucas Sampaio e Aline Armani/ Iluminação: Fabiana Santos/ Cenário: Modesto Fortuna/ Figurinos: Elisa Heidrich/ Orientação coreográfica: Andrea Spolaor / Produção audiovisual: Pátio Vazio/ Fotografia e Arte gráfica: Jéssica Barbosa / Produção geral: Depósito de Teatro
Ingressos:
R$ 40,00 / com meia-entrada para estudantes, professores, classe teatral, idosos
Antecipados: Loja Sirius - Rua da República, 304 - Cidade Baixa Lancheria do Parque - Av. Osvaldo Aranha, 1086 - Bom Fim Café do Duque - R. Duque de Caxias, 1354 - Centro Histórico
Classificação: 16 anos
(Foto: Jéssica Barbosa)