top of page

Caliban – A Tempestade de Augusto Boal (RS)

01 de abril, 15h - Parque da Redenção

(Foto: Pedro Isaías Lucas)

O espetáculo Caliban está percorrendo o país de norte a sul, como homenageado do festival Palco Giratório. São quase 40 anos de uma trajetória irretocável! Há exatos 39 anos o Ói Nóis Aqui Traveiz faz uma verdadeira imersão na essência do teatro e apresenta ao público brasileiro espetáculos arrebatadores, elogiados e reconhecidos em todo o território nacional. Impulsionada pela ideia de que “somos todos Caliban”, o grupo propõe analisar criticamente a “tempestade” conservadora que sofre atualmente a América Latina, e, especialmente o grande retrocesso nos direitos sociais e na luta pela autonomia econômica, política e cultural que vivemos no Brasil.

A encenação é criada a partir do texto “A Tempestade” de Boal, escrita pelo autor no exílio em 1974, período em que os movimentos sociais latino-americanos sofriam uma grande derrota frente ao imperialismo estadunidense e eram terrivelmente reprimidos pelas ditaduras civil-militares. Para seduzir o púbico anônimo e passageiro das ruas das cidades, a criação coletiva do Ói Nóis Aqui Traveiz investe em um movimento de cena dinâmico com personagens excêntricos, utilizando adereços e figurinos impactantes com máscaras e bonecos. A narração da fábula é toda influenciada pela música, o canto e a dança. Mesclando os movimentos do coro com ações acrobáticas, cenas de humor irreverente e personagens clownescos com uma narrativa épica, a peça é resultado de uma pesquisa que procurou a criação de uma linguagem de signos capazes de transmitir uma emoção poética. O teatro de rua do Ói Nóis Aqui Traveiz pretende surpreender, sensibilizar e conquistar a empatia dos mais diversos públicos trazendo para cena uma estética e uma ética libertária.

Ficha técnica:

Criação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz/ Música: Johann Alex de Souza / Elenco: Roberto Corbo, Clélio Cardoso, Paula Carvalho, Keter Atácia, Pascal Berten, Marta Haas, Eugênio Barboza, Tânia Farias, Paulo Flores, Eduardo Arruda, Júlio Kaczam, André de Jesus, Márcio Leandro, Leticia Virtuoso, Mayura Matos, Luana Rocha, Lucas Gheller, Thales Rangel, Dal Vanso, Daniel Steil, Alex Pantera e Jana Farias.

Entrada franca

Classificação etária: Livre / Duração: 80 minutos

(Foto: Pedro Isaías Lucas)

TAG
Nenhum tag.
bottom of page