top of page

Caliban - A Tempestade de Augusto Boal (RS) – Palco Giratório

04 e 05 de maio, 16h

Largo Glênio Peres – Centro Histórico

(Foto: Pedro Isaias Lucas)

Para dar continuidade à pesquisa de teatro de rua, o Ói Nóis escolheu a versão de Augusto Boal de “A Tempestade”, escrita em 1974, no exílio, onde o autor apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do cubano Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A figura de Caliban em A Tempestade, de Boal, ratifica a fundação mais firme de uma representação voltada para as margens. A história é vista pela perspectiva de Caliban, metáfora dos seres humanos originários da América que foram dizimados e escravizados pelos invasores colonizadores representados pelo personagem Próspero. Na versão de Boal, Próspero é tão perverso quanto os nobres europeus que usurparam o seu poder. Todos representam a violenta dominação colonial e cultural.

A narração da fábula é toda influenciada pela música, o canto e a dança. Mesclando os movimentos do coro com ações acrobáticas, cenas de humor irreverente e personagens clownescos com uma narrativa épica, a peça do Ói Nóis reflete alegoricamente a nossa sociedade e é resultado de uma pesquisa que procurou a criação de uma linguagem de signos capazes de transmitir emoção poética. O teatro de rua do Ói Nóis Aqui Traveiz pretende surpreender, sensibilizar e conquistar a empatia dos mais diversos públicos trazendo para cena uma estética e uma ética libertária.

Ficha técnica:

Criação Coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz /Adaptação para o texto A Tempestade de Augusto Boal /Música original: Johann Alex de Souza / Direcão, figurinhos, máscaras, adereços, estrutura cenográfica: Criação Coletiva da Tribo /Atuadores: Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Eugênio Barbosa, Pascal Berten, Paula Carvalho,

Letícia Virtuoso, Roberto Corbo, Arlete Cunha, Júlio Kaczam, Lucas Gheller, André de Jesus, Daniel Steil, Keter Velho, Mayura Matos, Luana Rocha, Dalvana Vanso, Thales Rangel, Márcio Leandro, Alex dos Santos, Jana Farias e Pedro Isaías Lucas.

Entrada franca

(Foto: Pedro Isaias Lucas)

Classificação etária: livre / Duração: 1h30

TAG
bottom of page