top of page

Ilha – Projeto Ecopoética (RS)

26 de março, domingo, 16h30

Arroio Dilúvio, na confluência com o Rio Guaíba (em frente ao Parque Marinha do Brasil)

Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o dia 02 de abril, 16h30min, no mesmo local.

Foto: Adriana Marcchiori

Ilha é o primeiro espetáculo do projeto Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas. Financiada pelo Fumproarte, a montagem cria uma ilha de lixo que flutua pelas águas poluídas do Rio Guaíba, em Porto Alegre. O diretor Rossendo Rodrigues comemora o resultado de quatro anos de investigação cênica em intervenções realizadas ao ar livre na Capital gaúcha. “O projeto vem construindo uma trajetória. Fizemos outras performances, mas esse é o primeiro espetáculo. Tudo que já fizemos é pesquisa para composição de espetáculos teatrais e performáticos no ambiente urbano - explica o encenador”.

Um aglomerado de lixo flutua sobre as águas contaminadas por restos da cidade. Espaço habitado por mães, filhas, irmãs, amigas, guardiãs, guerreiras, artistas, pensadoras, geradoras de vida e de força - as mulheres. Um território das que purgam o sofrimento do que foi rapidamente jogado fora, aquelas que transformam o lixo em seu quinhão sagrado. Uma singela e respeitosa homenagem à força e resiliência femininas. Quando olhamos a Ilha, ela olha de volta.

Ficha técnica:

Criação e performance: Louise Pierosan, Luciane Panisson, Margarida Rache e Marina Mendo / Concepção e direção geral: Rossendo Rodrigues / Provocações sonoras e assistência de direção: Marina Mendo / Criação de figurinos e consultoria estética: Margarida Rache / Criação Cenográfica e cenotécnica: Rodrigo Shalako / Direção de produção: Liége Biasotto - Cuco Produções / Design gráfico e assistência de produção: André Varela /Preparação Integral em Bambu: Joana Kirst / Vivência em Danças Circulares: Patrícia Preiss / Vídeos: Utz Filmes / Financiamento Fumproarte / Realização: Pulperia Cultural / Crédito das fotos: Adriana Marchiori / Site www.projetoecopoetica.com

Entrada gratuita

Duração: 120min/ Classificação: livre

(Foto: Adriana Marcchiori)

Foto: Adriana Marcchiori

TAG
bottom of page